sábado, 1 de agosto de 2009




MACACOS BRASILEIROS




O Brasil possui o maior número de espécies de primatas no mundo. Veja o Centro Nacional de Primatas, no Pará!
Parece que são 103 espécies no planeta e 70% dessas estão na Amazônia. Na Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção, assim como na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), das 26 espécies de primatas brasileiros consideradas sob ameaça de extinção, 11 são espécies amazônicas.
Conhecidos como primatas do Novo Mundo possuem algumas características diferentes de seus parentes do Velho Mundo (África e Ásia), como o focinho curto com as narinas voltadas para os lados.
Na sua maioria, apresentam a particularidade típica dos platirrinos de terem narinas afastadas abrindo para os lados, ao contrário dos macacos do Velho Mundo, cujas narinas abrem para a frente. Os seus polegares também não são oponíveis, mas os dedos grandes dos pés são.
Nas espécies de grande porte, esses macacos têm uma cauda preensil que chega a funcionar quase como um quinto membro, facilitando o seu deslocamento arbóreo.
A visão é o sentido mais desenvolvido e indispensável para a sua rápida locomoção pelos galhos e cipós, e a percepção das cores facilita não só a procura de alimentos, como também ajuda a explicar a razão de serem os mamíferos mais coloridos do mundo. Vivem em grupos familiares onde todos auxiliam no cuidado à prole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[ - Chat - ]