terça-feira, 4 de agosto de 2009



Como apresentamos no concurso "Sichuan, terra natal dos pandas gigantes", a província de Sichuan é considerada a terra natal deste animal. O panda gigante é um tipo de urso. A Reserva Natural de Pandas Gigantes de Wolong de Sichuan é um dos principais habitats dos pandas gigantes.
Porém, foram encontradas recentemente, nas montanhas Qinling, na província de Shaanxi, noroeste da China, sete comunidades de ursos pandas, com 10 a 30 animais cada uma.
Yong Yange, diretor do Instituto de Pesquisa da Reserva Natural Nacional Foping afirmou: "Estes ursos panda vivem em comunidades, estabelecem-se em cavernas no meio das montanhas".
"As cavernas habitadas por pandas formam diferentes comunidades. Os ursos podem reconhecer a qual comunidade pertence cada panda pelo odor de seus excrementos", afirmou Yong.
"A vida social ocorre dentro da comunidade. Os pandas são livres para buscar contato com outras comunidades, exceto quando estão buscando alimentos", disse Yong.
Os machos mantêm seus filhotes em casa, mas os obrigam a procurar fêmeas. "Quando as fêmeas têm dois anos de idade são expulsas de casa para que vão às outras aldeias, enquanto os filhos crescem ao lado da mãe, esperando a chegada de "senhoritas" de outras localidades", revelou Yong.
"Obrigar as fêmeas a se casarem com membros de outras comunidades evita a endogamia", afirmou Yong. O diretor da reserva acrescenta: "Apesar de preguiçosos, os pandas jovens competem pelas belezas procedentes de outras aldeias.
De acordo com Yong, as mães desfrutam de dois tipos de cavernas, uma com quarto e sala, e outra com apenas uma grande sala. Todas as cavernas ficam à sotavento e geralmente possuem vistas ao sul ou sudeste.
"Uma mãe não pode ter sua caverna para sempre, ela compartilha com outros membros da mesma comunidade em diferentes períodos", disse Yong.
"Está em processo uma pesquisa sobre a expulsão das jovens fêmeas e sobre como as diferentes aldeias procedem com novos territórios quando há muitas 'senhoritas'", revelou Yong.
A equipe de Yong, formada por 16 membros, realizou estudos com 99 cavernas de ursos panda na reserva desde 2004. As futuras pesquisas serão centradas principalmente na estrutura das cavernas de pedra. "Se podemos construir novos habitats, similares a essas cavernas para os pandas, podemos ajudar as pandas-mãe a procriar e aumentar o número de animais desta espécie na natureza", afirmou Yong.
"Os pandas gigantes das Montanhas de Qinling são uma subespécie em perigo de extinção", assinalou Yong.
Existem aproximadamente 300 pandas desta espécie nas Montanhas Qinling e 1590 que vivem principalmente nas altas montanhas de Sichuan, Shaanxi e Gansu. Atualmente, 160 pandas vivem em cativeiro em todo o mundo.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[ - Chat - ]